O que é ser livre?

25.04.2017

Ahhh essa semana está tão especial. Começou com um lindo domingo de outono, vento sul soprando suave, mas um solzinho que aquece a alma. Fomos para a praia sem hora para voltar! Oh sensação linda de ser livre.

 

Respiramos profundo para apresentar nosso novo projeto a todos vocês: Almanaque Criança Livre!

E como um sopro de sincronicidade, uma onda muito divertida nos invade! Queremos brincar de fazer revista e estar cada vez mais em diálogo!

 

E por isso, o programa Almanaque Curioso de hoje, na Rádio Comunitária Pinheira, teve a participação de pessoas que amamos respondendo a pergunta: O que é ser livre? Não ouviu? É só clicar no ícone da rádio aqui no site!

 

"...se eu fechar os olhos e perguntar para o meu coração qual a primeira coisa que vem na minha mente, imediatamente eu me transporto pro alto de uma montanha. Eu abro os braços, de olhos fechados e sinto o sol iluminar a minha mente. E respirando bem fundo eu absorvo todo o vento que sopra no alto dessa montanha. Um vento puro, que bate no meu peito, limpa minha mente, meu coração. E quando eu abro os olhos, lá de cima da montanha, consigo enxergar como o mundo é grande e eu pequena. Pequena mas forte. E do alto dessa montanha, sentido o vento eu me sinto invencível, cheia de coragem e principalmente livre porque talvez, ser livre, seja isso: estar na natureza e poder sentir ela com cumplicidade." Esse foi o depoimento da minha amada amiga Kalinka Merkel! Irmã que a vida me presenteou, parceira de aventuras na natureza que nos deu esse lindo sopro de amor!

 

"Ser livre é, sem dúvida, a melhor coisa que se pode ser. Ser livre é reconhecer suas próprias asas, reconhecer a própria potencia e reconhecer o quanto que se pode fazer, o tudo que se pode fazer. E isso é fantástico! Mas para mim, ser livre é também reconhecer que o outro tem asas, que o outro tem voz, que o outro também tem potencia. E que eu só posso usar a minha liberdade, contanto que ela não desrespeite a liberdade do outro.  E que quanto mais livre eu sou, mais coisas eu posso fazer e mais coisas que, as vezes, não tenho certeza se dou conta depois que fizer. E, ao mesmo tempo, que cada vez me sinto mais livre, também me dou conta de que tenho que ser mais responsável e ter mais habilidades, ter responsabilidade para conseguir lidar com a minha própria liberdade. Que possamos todos curtir a nossa liberdade. Voar cada vez mais alto! Desamarrar as próprias amarras da consciência, do corpo e até da alma e nos divertirmos e aproveitarmos essa vida linda cada vez mais!" Uau, respira profundo! Essa é uma das responsáveis por parte da minha liberdade, Janie Paula, doula de parto e pós parto, criadora do Buxixo de Mães. Gratidão eterna!

 

E esses são alguns dos tesouros que compartilhamos hoje na rádio. E o Almanaque Criança Livre está cheio de tesouros! Nossas inspirações, nossas pesquisas e estudos, nossa vivência diária, tudo isso de forma muito VIVA na troca diária em grupos no WhatsApp. A forma que encontramos de estarmos presentes!

 

As edições serão mensais, com 4 colunas e mais alguns sinais captados por nossas ANTENAS vibrantes! Tudo de forma brincante, vivenciada e de movimento constante! A coluna principal trará reflexões sobre temas que são centrais e relevantes da infância. Essa que gostamos de chamar de livre, plena e na Natureza! A segunda coluna, ASAS PARA VOAR, trará conteúdo relacionado ao brincar e toda a expressão da criança. O ambiente em que ela brinca, os materiais e nossa relação com o brincar! Mas não pense que você ficará parado! Você também será convidado a brincar! A terceira coluna, chamada METAMORFOSE, conversaremos sobre o desenvolvimento na primeira infância. Como nós, mães de duas meninas de quase 3 anos, lidamos com os saltos de crescimento, o sono, o desmame, o desfralde, os chamados "terríveis dois anos", angustia da separação... Tudo isso acontece de forma natural? Vamos conversar? E por fim, a coluna VOANDO JUNTO, levará até você nossas fontes sobre o educar ou o deseducar, rs. Sobre cuidar, acolher, encorajar! E com essa coluna, nossas inspirações literárias, científicas e vivenciais!

 

Vem com a gente? Dia 01 de maio! Ao longo da semana compartilharemos, nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram, mais informações de como participar e receber a revista !

 

Enquanto isso, curtam um de nossos momentos pensando e dividindo com vocês nossas ideias!

 

 

 

 

 

Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon