Quem somos?

O Almanaque Curioso é uma iniciativa criada a partir do encontro de ideais de 3 amigas: Carol Paixão, Tina Benavente e Marina Franceschinelli. Biólogas, de formação e de alma! Educadoras por inspiração e paixão! 

 

Fortalecer valores e estreitar os vínculos. Priorizar a Presença, Cultivar o Afeto, Valorizar a Verdade. Respeitar a Infância! Junto à Natureza e divertir-se! Essa é a nossa grande proposta! É o que nos norteia e nos move!

 

Inspiradas pelos ciclos e elementos naturais, desenvolvemos ações criativas, encorajadoras e simples para pais, cuidadores, educadores e crianças, defendendo ideais que promovam uma Infância Livre, Plena e em profunda relação com a Natureza!

 

É pelo brincar que a criança se desenvolve integralmente e que o adulto se (re)descobre e se revela! É por esta trilha que se pode estreitar vínculos, ser autêntico, despertar a curiosidade, perceber-se criativo! Quando conduzido de maneira atenta e amorosa, inspira também o cuidar de si, do nosso planeta e da vida em seu sentido mais amplo.

Tina Benavente

 

Bióloga e Educadora Ambiental e Lúdica. Sou mãe de Angelina.


Tendo a Natureza como inspiração e as crianças como verdadeiras mestras, minha busca pessoal e profissional sempre foi intensificar elos de amor, de respeito entre as pessoas e a vida! 

Costumo dizer que minha alma é Bióloga, e meu coração está no que permeia a Infância! Este olhar de curiosidade, encantamento... este ar misterioso das Ciências... Construir, descobrir, investigar! Ver as pessoas se maravilhando, criando, rindo, compartilhando, brincando!!! Isso é o que me move!

 

Há 12 anos, tenho levado essa paixão, essa forma de enxergar a vida e de se relacionar com o mundo, primeiro para dentro da minha própria casa. Isso tudo, saboreado e vivenciado, é derramado na criação de jogos, oficinas e vivências em Espaços educacionais, grupos de estudo, para crianças, jovens, adultos, famílias; pais, educadores;

Venho me reconhecendo como alguém apaixonada pela observação... sinto que aprendo tanto ouvindo, olhando, me conectando! Por isso venho me aprofundando bastante na Comunicação Não Violenta, Empatia e este olhar Positivo de educar e conviver! Uma longa e linda trilha!

 

Acentuado pela maternidade, meu interesse há um tempo vem sendo o de promover uma Infância Livre e a Paternidade e Criativa e Ativa, para influenciar positivamente pais, cuidadores e educadores. Interesso-me também pelo Compartilhamento, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil.

Carol Paixão

 

Sou Bióloga, Mestre em Percepção Ambiental e mãe da Serena.

 

As relações entre ser humano e natureza me encantam. Principalmente criança e natureza. E esse interesse cresceu depois de mudar de São Paulo, cidade natal, para a Guarda do Embaú, um lugar onde o rio encontra o mar e onde eu posso proporcionar para a minha filha uma infância livre e plena, de pés descalços.

 

Minha vida profissional sempre foi permeada do princípio de que somos todos parte dessa grande teia da vida. Nos últimos anos tive uma experiência incrível no Sesc São Paulo, como educadora ambiental e antes dela estive mais envolvida em estudos de percepção ambiental e formação de guias ecológicos. Parei de trabalhar formalmente para me dedicar a maternidade. E com ela, uma grande metamorfose.

 

A partir de trocas em rede poderosas de mulheres, estudo e me aprofundo na Maternidade Ativa e Consciente.

 

Sou defensora do aleitamento materno, atenta aos nossos comportamentos alimentares, interessada em empreendedorismo materno e uma das criadoras do Almanaque Curioso.

 

Atualmente, estudo e me interesso por comunicação não violenta e disciplina positiva.

Marina Franceschinelli

 

Bióloga, Educadora Ambiental e “dinda” da Angelina.

 

Nasci no interior de SP e desde pequena sou fascinada pelos encantos da natureza, por seus seres tão diversos e pelas conexões que regem e mantêm a vida no nosso planeta, mas foi o mar que me fez suspirar... Foi no ambiente marinho que veio a inspiração para os meus estudos acadêmicos.

 

Foi durante um longo trabalho de recuperação de manguezais que descobri vir das crianças a mais pura e verdadeira conexão de amor, admiração e respeito a todas as formas de vida! Entendi que minha jornada de amor a Terra estava intimamente ligada à infância!

 

Desde então venho atuando na Educação Formal e Informal, através de vivências práticas com a natureza, oficinas lúdicas e investigativas, a fim de despertar o encanto, a beleza, a curiosidade e o cuidar do nosso planeta. Como acredito que muito do que sou hoje se deve as pessoas que encontrei durante a vida, conhecer e vivenciar a Permacultura como ferramenta para uma educação mais orgânica, me fez acreditar numa mudança possível, e assim influenciar positivamente pessoas de todas as idades (principalmente aquelas que irão herdar esse planeta) a buscarem formas mais justas, harmônicas e sustentáveis de habitar e conviver com outras espécies.

 

Essas vivências me inspiraram a aprofundar meus estudos na promoção de uma infância mais livre, em contato direto com a natureza, na importância e necessidade do brincar espontâneo e no desenvolvimento da criança.

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon